Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Cedrini » Ter Jan 01, 2013 11:18

paulo roberto escreveu:Li aqui que quando os Convair chegara :hmm: m ainda com a pintura da PANAM, ficaram iguais aos ELECTRAS usados na ponte pela VASP E TRANSBRASIL... os electras usaram pintura dos CONVAIR! nao entendi;;;

Paulo Roberto,
Os primeiros Eletcras da RG quando chegaram a S.Paulo,que eu sabia, vieram todos metálicos, como a AA usava, mas me parece os ailerons e o leme direcional ainda
usavam nas cores da AA( as que usavam na época)
Os Convair da Varig não sei como chegaram, eu era criança e morava no Rio mas possivelmente o Sergio Bica poderá nos dizer. Lembrando que nem todos eram ex AA, e tinham três ex Northeast e que já tinham sido ex AA também, eram os PP-VCO, PP-VDG e PP-VDH.

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagempor paulo roberto » Qua Jan 02, 2013 17:00

Obrigado amigo Cedrini, nao quero criar polemica mas( dia 09abril 2010), li aqui neste topíco que o sr. Sergio Bica informou que , (como curiosidade vieram com a pintura PANAM, tendo sido retirados os........semelhante ao esquema que a Varig usou no electras da ponte , nas cotas da VP e TR, pelo que lembro eu trabalhava na RG a pintura era a tradicional da epoca somente sem o nome VARIG e a rosa dos ventos...os CONVAIR 240 pelo que vejo em fotos era aluminio e 2 listras nao sei que cor porque nunca vi colorido...depois usaram a pintura dos Constellation.Isso tudo so pra tirar minha duvida, e um esclarecimento.OBRIGADO FELIZ 2013 :cheers:
paulo roberto

Mensagempor Marcelo Magalhães » Qua Jan 02, 2013 17:18

Amigos:

Desculpem me intrometer, mas vcs estão falando do mesmo "Electra"??

Acho q o Paulo faz menção aos Eletrinhas q vieram da PAA e o Cedrini está falando dos L-188C Electra II....

Abraços e desculpem se causei mais confusão ainda,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagempor paulo roberto » Qua Jan 02, 2013 19:00

Pois é , :yesyes: esta meio enrolado o assunto, os unicos electras da PONTE foram os L-188, que voaram para VP e TR, vamos ver se o Sr.Bica nos tira essa duvida...
paulo roberto

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Seg Jan 07, 2013 16:26

paulo roberto escreveu:Pois é , :yesyes: esta meio enrolado o assunto, os unicos electras da PONTE foram os L-188, que voaram para VP e TR, vamos ver se o Sr.Bica nos tira essa duvida...

Aproveitando a oportunidade ... Os CV 240 vieram com as cores da PAN AMERICAN , sendo que só foram retirados o logotipo e a inscrição na fuselagem . Pertenciam a divisão do Caribe .

Os Electra da Ponte foram os L188 , operados pelas tripulações técnicas da VARIG e tripulação de cabine da VARIG, TRANSBRASIL e VASP , conforme o rateio de linhas da Ponte.

Os L-10 A/E foram usados pela VARIG , nas linhas do RS e até no Uruguai . No final , chegaram a operar em SC.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Seg Jan 07, 2013 16:32

Complementando . O primeiro 240 e ter a pintura retirada e substituida pela original da VARIG , na época , foi o PP-VCP , que pousou na antiga pista de terra do Salgado Filho , com uma autorização especial da FAB , numa bela tarde de dezembro ...
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagempor EduardoJoseDias » Seg Mai 05, 2014 19:15

Meus queridos.

Achei no acervo de fotos da familia, algumas de um acidente do PP-VCC C-46. Acho que é um pouso forçado. Vou postar as fotos lá no Grupo Velhas Águias do Facebook. Alguém tem o registro desse acidente?
EduardoJoseDias
PC
PC

Mensagempor Cedrini » Seg Mai 05, 2014 19:31

Eduardo, procurando rapidamente,o PP-VCC teve dois incidentes,mas foi recuperado em ambas as vezes.
Um foi em 18.04.1958 quando pousou de barriga em Itanhaem e outro quando colidiu com um poste na decolagem em 15.01.1962 e ao retornar pousou de bariga(Onde?) Vou pesquisar mais nos meus"alfarrábios" para ver se tenho maiores detalhes.
Ele anda voou por muito tempo com a Varig e foi depois exportado para os USA como N355C

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagempor Cedrini » Seg Mai 05, 2014 19:53

Achei!!!
Quando operava o voo RG626 de POA para CGH, próximo a a Itanhaém , São Paulo ainda sobre o mar, foi detectado fogo interno na gondola do motor esquerdo,o Cmdte pensou em pousar junto a praia mas como o mar estava muito encapelado,decidiu pousar na pequena pista( 400 m) de Itanhaém, sem flaps e sem trem, passou do ponto e tocou
o solo adiante da pista, em um banhado..Os Pax ficaram ilesos,mas a aeronave sofreu rasgos na fuselagem e danos nas hélices.Pax transferidos para um Hotel..O avião mais tarde,foi levantado.trem de pouso abaixado,colocado sobre pranchões e rebocado para a pisa. Efetuaram-se reparos provisórios,trocaram o motor. Com pouco combustível, e sem nada dentro, decolou para Santos e da lá para POA voando com trem baixado.

O outro,foi em 15.01.1962 em ão Paulo-CGH quando bateu em um poste de iluminação durante taxi para a decolagem,sofreu somente pequenos danos na asa. Não houve pouso de barriga como havia dito.

Creio que suas fotos referem-se ao de Itanhaém, gostariamos de vê-las....

Cedrni
Cedrini
PC
PC

Mensagempor Vickers » Sáb Mar 05, 2016 14:37

Pessoal, uma pergunta de curiosidade:

Como eram os toilettes na parte traseira do C-46? E as demais instalações na parte traseira da aeronave? Pergunto isso pois o C-46 tinha uma espécie de rampa interna em frente à porta para facilitar o embarque das cargas, o que gerava um degrau no piso da aeronave.

Alguém tem mais informações sobre a configuração interna do C-46?
Vickers
PP
PP

Mensagempor Cicero S da S Junior » Seg Mar 13, 2017 20:09

Boa noite será que teria mais informações sobre o acidente com o avião C 46 CARGUEIRO DA VARIG de 15/07/1968, minha bisavó a um bom tempo atrás me falou desse acidente que aconteceu muito próximo onde ela morava, a mesma me falou que após o acidente muitas pessoas foram até o local e saquearam os pertences que haviam no avião desde joias, armas, e dinheiro, ela me falou que foram encontradas caixas a uma boa distância do avião pois parecia no modo de vista dela que o avião estava muito pesado e foram jogando as bagagens, e quando isso aconteceu foi um estrondo muito grande onde as pessoas que moravam próximo ao acidente pensavam que o mundo estava acabando, pois o chão tremia e ficou assim por um bom tempo, muitos carros chegavam mas era de muito difícil acesso pois era uma mata fechada contou minha bisavó, minha vó falou que tinha na época um pedaço da asa do avião, e confirmou a data do acidente que na época a mesma era noiva.

Sabe acredito no que ela me falou, me disse também que muitas pessoas enricaram de um dia pra noite após o ocorrido. Sou meio curioso e isso me veio a mente hoje e decidi procurar liguei para minha vó e ela confirmou a versão de que existe no site, ainda ela falou que quando chegou ao local ainda dava pra ver um deles gemendo de dor infelizmente estava um fogo imenso onde não dava pra ajudar, por certo foi esse avião, devido a data e o local onde caiu, fico feliz em saber que encontrei algo a respeito e triste pelo fato ocorrido.

Espero ter contribuído e ter mais alguma informação sobre os passageiros e por que estavam lá e realmente qual o problema que deu no avião.

Desde já agradeço
Cicero S da S Junior

Mensagempor Cicero S da S Junior » Seg Mar 13, 2017 20:22

Cedrini escreveu:
José Cursio escreveu:Seguem mais alguns dados sobre os Curtiss Commando que foram acidentados.

Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.

22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais

(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.

Abraços

Cursio

Cursio,
Hjoe estiveefetuando uma pesquisa paaum outro Entusiasta, e o acidnete do C-46C PP-VBJ definitivamente,
nãofoi em 1965.
Eis o que possuo a respeito do PP-VBJ c/n 33481:
Originalmente, um C-46D-15-CU entregue a USAF em 23.03.1945 como 44-78085.
Deixou os USA, entregue a 8Th Air Force 11.04.1945.
Retornou para os USA Bradley 20.07.1945.
Para a Reconstruction Finance Corp. 44-78085 Walnut Ridge 14.01.1946.
Vendido para a LB Smith Aircraft Corp com N74668 em Camp Hill, PA
Vendido para a Varig em 24.05.1948 registrado em 12.11.1948.
Acidentado sem maiores consequencias no Rio em 19.01.1950,
Convertido para Super C-46C em OUT de 1962
Primeira vistoria como Super C-46C em 03.10.1962.
Acidentado próximo a REC, fazenda Cachita, Serra dos Coelhos, município de Gravataí/PE
em 15.07.1968 as 21.30 P.
Em vôo para REC, acusou posição Gamela e foi autorizado a baixar para nível 20. A posição era falsa e a aeronave colidiu com a serra. Comandante Barbieri, Co-Piloto Behie e Rádio Operador Godoy, todos faleceram. Cancelado do RAB em 20.12.1968.

Os dados do acidente me foram fornecidos pelo Cmdte. C. Dufriche, o resto foi obtido através de várias pesquisas.

Cedrini

Boa noite será que teria mais informações sobre o acidente com o avião C 46
CARGUEIRO DA VARIG de 15/07/1968, minha bisavó a um bom tempo atrás me
falou desse acidente que aconteceu muito próximo onde ela morava, a mesma
me falou que após o acidente muitas pessoas foram até o local e saquearam
os pertences que haviam no avião desde joias, armas, e dinheiro, ela me
falou que foram encontradas caixas a uma boa distância do avião pois
parecia no modo de vista dela que o avião estava muito pesado e foram
jogando as bagagens, e quando isso aconteceu foi um estrondo muito grande
onde as pessoas que moravam próximo ao acidente pensavam que o mundo estava
acabando, pois o chão tremia e ficou assim por um bom tempo, muitos carros
chegavam mas era de muito difícil acesso pois era uma mata fechada contou
minha bisavó, minha vó falou que tinha na época um pedaço da asa do avião,
e confirmou a data do acidente que na época a mesma era noiva.

Sabe acredito no que ela me falou, me disse também que muitas pessoas
enricaram de um dia pra noite após o ocorrido. Sou meio curioso e isso me
veio a mente hoje e decidi procurar liguei para minha vó e ela confirmou a
versão de que existe no site, ainda ela falou que quando chegou ao local
ainda dava pra ver um deles gemendo de dor infelizmente estava um fogo
imenso onde não dava pra ajudar, por certo foi esse avião, devido a data e
o local onde caiu, fico feliz em saber que encontrei algo a respeito e
triste pelo fato ocorrido.

Espero ter contribuído e ter mais alguma informação sobre os passageiros e
por que estavam lá e realmente qual o problema que deu no avião.

Uma obs a mesma me informou que o avião tinha 4 motores.
Cicero S da S Junior

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA