Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Cedrini » Ter Out 30, 2012 09:59

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Foto que acompanhou a matéria do jornal Diário de Notícias que referi acima:

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães


Marcelo
Você realmente é fantástico, tenho um grande admiração pelo seu empenho em efetuar pesquisas detalhadas.
Graças a sua foto do jornal, descobri uma coisa que eu nunca tinha visto e não sabia, essa matrícula "PP-VBY"na cauda, será que outros chegaram assim?

Cedrini
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Marcelo Magalhães » Ter Out 30, 2012 11:10

Cedrini escreveu:
Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Foto que acompanhou a matéria do jornal Diário de Notícias que referi acima:

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães


Marcelo
Você realmente é fantástico, tenho um grande admiração pelo seu empenho em efetuar pesquisas detalhadas.
Graças a sua foto do jornal, descobri uma coisa que eu nunca tinha visto e não sabia, essa matrícula "PP-VBY"na cauda, será que outros chegaram assim?

Cedrini


Cedrini:

Tenha a certeza de que a admiração é recíproca amigo!

Agora, com relação ao seu questionamento em relação ao posicionamento da matrícula na cauda parece não ser o padrão mesmo - nem a grande bandeira nacional.

Ao menos, SNME, na época em q as aeronaves voavam em "bare metal" a cauda tinha o desenho do Ícaro carregando uma pequena bandeira do Brasil e o prefixo - em letras grandes, estava localizado próximo ao estabilizador horizontal...

Agora, isso merece uma pesquisa "iconográfica" mais detalhada, pois em termos de pinturas de aviões comerciais as "surpresas" sempre estão presentes e a "regra é não ter regra", como dizia o grande ilustrador de perfis de aviões, Mike Machat.

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1210
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor PZDC8 » Ter Out 30, 2012 13:15

Yo también tengo una gran admiración por el Señor Marcelo Magalhaes y Cedrini... Informaciones históricas valiosísimas!!! :rev:
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1204
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Cedrini » Ter Out 30, 2012 14:24

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Quanto ao tema dos C-46's da RG equipado com jatos, achei uma reportagem do jornal Diário de Notícias de Porto Alegre, datada de 31-DEZ-1952.

A matéria informa que no dia anterior havia chegado a Porto Alegre o C-46 PP-VBY que foi o primeiro a ter instalado o equipamento suplementar, operação levada a cabo pela Aeronavali em Veneza.

O voo ferry do 'VBY partiu de Roma, com escala na Ilha do Sal e Natal, prosseguindo em voo direto para POA. Fizeram parte da equipe de translado o Sr. Klinger Umberto, presidente da Oficcine Aeronavali; Orsi Jean, técnico francês em jatos; Morciano Ippazio, comandante; Panini Renato, 1o oficial; Grillo Aldo, mecânico de voo e Moscardelli Lívio, rádiotelegrafista.

Antes do pouso no Salgado Filho, a aeronave executou várias evoluções a baixa altura sobre a área circunstante ao aeródromo, o que chamou a atenção de vários populares e do pessoal do próprio aeroporto.

Abraços,

Marcelo Magalhães


Pelos nomes, a tripulação, com exceção do técnico da turbina francesa, eram todos Italianos. Será que não tinha ninguém da Varig a bordo acompanhando o voo?
Gostei do "possante e imponente", como dizem os Italianos,"Bei tempi quelli"

Cedrini
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Marcelo Magalhães » Ter Nov 06, 2012 19:47

Amigos:

Continuando no tema C-46 "variguianos", segue uma matéria duplamente nostálgica: pelo avião em si, bem como pelos automóveis (Diário de Notícias, 14-JUL-60):

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1210
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor ProjetoDC3 » Ter Nov 06, 2012 22:41

Nossa q legal. Mas...qtos "leite Glória" cabiam em um Curtis? Tinha espaço para eles manobrarem na entrada e saída sem dar aquela encostadinha no parachoque?
Vi certa vez em uma Flap uma foto ou um video no youtube de alguns jipes Gurgel sendo descarregados de um DC-3 da Rico lá no Amazonas. Interessante tbem.
ProjetoDC3
PC
PC
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Cedrini » Qua Nov 07, 2012 05:33

ProjetoDC3 escreveu:Nossa q legal. Mas...qtos "leite Glória" cabiam em um Curtis? Tinha espaço para eles manobrarem na entrada e saída sem dar aquela encostadinha no parachoque?
Vi certa vez em uma Flap uma foto ou um video no youtube de alguns jipes Gurgel sendo descarregados de um DC-3 da Rico lá no Amazonas. Interessante tbem.


Você ainda lembrava disso, o apelido do Dauphine era "Leite Glória" porque a propaganda do leite dizia "Dissolve sem bater" rs....rs....rs....
Tinha também o "Belo Antonio" que era o Simca Chambord.

Cedrini
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Qui Nov 08, 2012 08:49

Cedrini escreveu:
ProjetoDC3 escreveu:Nossa q legal. Mas...qtos "leite Glória" cabiam em um Curtis? Tinha espaço para eles manobrarem na entrada e saída sem dar aquela encostadinha no parachoque?
Vi certa vez em uma Flap uma foto ou um video no youtube de alguns jipes Gurgel sendo descarregados de um DC-3 da Rico lá no Amazonas. Interessante tbem.


Você ainda lembrava disso, o apelido do Dauphine era "Leite Glória" porque a propaganda do leite dizia "Dissolve sem bater" rs....rs....rs....
Tinha também o "Belo Antonio" que era o Simca Chambord.

Cedrini



.... E o JEEP de Casaca , O ITAMARATI , que serviu à Presidência da República .
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1646
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Vickers » Sex Nov 09, 2012 15:31

Vickers escreveu:Caros amigos

Estou desenterrando este interessante tópico para tentar sanar algumas dúvidas.

O C-46 tinha um espécie de rampa no assoalho próximo à porta principal, para a carga entrar nivelada no avião. Isso acabava gerando um certo desnível entre essa rampa e o fundo da cabine.

Pois bem, gostaria de saber como era a configuração usual dos C-46, em relação ao número e à disposição das poltronas, lavatórios, galleys e como essa rampa influenciava, pois na área dela a altura da cabine acabava ficando menor.

Também gostaria de saber como era a disposição dos tripulantes na cabine, haja visto que naquela época muitos aviões utilizavam rádio-operador. Onde ele ficava no C-46?

E em relação à conversão para Super C-46, era somente trocado o motor (de 2,000 hp para 2,400 hp?) ou ocorriam outras mudanças, conforme este artigo da Flight International:

http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00530.html

Aqui outra conversão:

http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00830.html

Muito obrigado!


Amigos, alguma informação sobre as configurações internas do C-46?
Avatar do usuário
Vickers
PP
PP
 
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Marcelo Magalhães » Sáb Dez 15, 2012 19:50

Amigos:

Prosseguindo no tema ref. as operações do Curtiss C-46 na VRG, seguem abaixo alguns dos voos efetuados com essa aearonave conforme timetable de JUN-64.

O Timetable informa que a Varig tinha então 22 C-46 na frota, em configuração de Y54 ou Y58, dependendo da aeronave.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1210
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor paulo roberto » Seg Dez 31, 2012 17:46

Li aqui que quando os Convair chegara :hmm: m ainda com a pintura da PANAM, ficaram iguais aos ELECTRAS usados na ponte pela VASP E TRANSBRASIL... os electras usaram pintura dos CONVAIR! nao entendi;;;
paulo roberto
 

Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Cedrini » Ter Jan 01, 2013 11:18

paulo roberto escreveu:Li aqui que quando os Convair chegara :hmm: m ainda com a pintura da PANAM, ficaram iguais aos ELECTRAS usados na ponte pela VASP E TRANSBRASIL... os electras usaram pintura dos CONVAIR! nao entendi;;;


Paulo Roberto,
Os primeiros Eletcras da RG quando chegaram a S.Paulo,que eu sabia, vieram todos metálicos, como a AA usava, mas me parece os ailerons e o leme direcional ainda
usavam nas cores da AA( as que usavam na época)
Os Convair da Varig não sei como chegaram, eu era criança e morava no Rio mas possivelmente o Sergio Bica poderá nos dizer. Lembrando que nem todos eram ex AA, e tinham três ex Northeast e que já tinham sido ex AA também, eram os PP-VCO, PP-VDG e PP-VDH.

Cedrini
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron