Curtiss C-46 na VARIG Anotações

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Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Seg Mar 15, 2010 09:37

Caros colegas.

Estou abrindo um novo tópico referente aos C-46 operados pela VARIG , entre 1948 e 1970 . Solicito que todos colaborem , corrigindo ou adicionando informações que possuam .

A minha idéia é começar por uma visão geral e depois ir para os dados técnicos , prefixos dos VARIG (PP-V..) e dos que vieram do Consórcio Real .

A VARIG utilizou os seus C-46 divididos em 4 grupos : Luxo , Misto , Cargo e a versão Super C-46
Na versão Luxo , 2 eram especias , o PP-VBU e o PP-VBX , que faziam o vôo diário POA-SD / SD-POA. Tinham poltronas largas , duas a duas , com espaço suficiente para as pernas de pax com 1.90 m , altura incomum na época . O VBU tinha uma saleta junto a cabine de comando , dividida do resto dos pax por uma divisão de plástico transparente , com o Ìcaro esculpido
Na versão Misto , eram 5 poltronas por fila (3/2) isolamento acústico bem inferior e muito mais leve do que no Luxo , para possibilitar a adição de mais carga.
A versão Cargo era a padrão , com bancos laterais metálicos , dobráveis e amarras para fixação da carga , sem um revestimento sequer . O barulho era infernal !
Por último , a versão Super C-46 que , juntamente com os famosos "jatos auxiliares" , vão merecer um cuidado maior de minha parte.
Foi nos C-46 Luxo que a VARIG seu início ao serviço de bordo diferenciado , que sempre a destacou das congêneres , culminando na época dos Super-G e Boeing 707

Paro a introdução por aqui . Aguardo a colaboração e as sugestões dos amigos .

Abs

Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor José Cursio » Seg Mar 15, 2010 23:04

Boa noite amigos Forenses.

Prezado Sérgio,

A VARIG foi a maior operadora dos aviões Curtiss C-46 Commando, tendo em sua frota perto de trinta aeronaves do modelo. Na empresa os referidos aviões voaram no período de 1948 a 1970

O modelo foi usado como cargueiro puro, na configuração mista (carga/pax) e para até 38 passageiros. Originalmente, os motores Pratt & Whitney eram equipados com hélices elétricas Hamilton-Standard, de quatro pás. A Varig decidiu substituí-las pelo modelo tripá, da Curtiss Eletric, de desempenho superior e que se adaptava mais convenientemente aos motores ligeiramente mais potentes que os originais. A Varig dotou alguns de seus Curtiss com dois pequenos motores turbojatos Turbomeca Palas franceses, montados em baixo das asas. http://img44.imageshack.us/img44/1576/igm419.jpg
Eles geravam uma força auxiliar de 1,6 kN na decolagem. A ignição era acionada no taxiamento e a aceleração acontecia apenas na corrida na pista. Pelo menos dois Curtiss C-46, matriculados PP-VCF e PP-VCG, receberam o empurrão amigo desses motores, que mediam pouca de um metro de comprimento. Em conseqüência, esses “jatinhos” contribuíram para o surgimento da lenda dos primeiro aviões de passageiros dotados motorização “a jato” a operar no País, ainda em meados dos anos 50.

Acredito que o amigo irá encontrar subsídios para o tema, como poderá observar a copia não traz somente os Curtiss, assim sendo o amigo perdera um pouco mais tempo para organizar o seu trabalho.

Frota Curtiss Commando da Varig

Revista AERO > nº 023 > junho de 1980
http://img694.imageshack.us/img694/4691/igm323.jpg

Revista VOAR > nº 022 > abril de 1980
http://img706.imageshack.us/img706/249/igm324.jpg
http://img706.imageshack.us/img706/8070/igm325.jpg

Abraços

Cursio
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Maurício » Seg Mar 15, 2010 23:31

Conforme se vê na matéria das revistas, os últimos C-46 utilizados pela Varig foram PP-VBW e PP-VBS, com registros cancelados em 1972.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor José Cursio » Ter Mar 16, 2010 10:19

Seguem mais alguns dados sobre os Curtiss Commando que foram acidentados.

Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.

22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais

(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.

Abraços

Cursio
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor paulo roberto » Ter Mar 16, 2010 10:22

Uma pergunta dificil, mas quais cidades do RS a VARIG operou com C-46 alem de Bagé?
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Ter Mar 16, 2010 10:44

José Cursio escreveu:Boa noite amigos Forenses.

Prezado Sérgio,

A VARIG foi a maior operadora dos aviões Curtiss C-46 Commando, tendo em sua frota perto de trinta aeronaves do modelo. Na empresa os referidos aviões voaram no período de 1948 a 1970

O modelo foi usado como cargueiro puro, na configuração mista (carga/pax) e para até 38 passageiros. Originalmente, os motores Pratt & Whitney eram equipados com hélices elétricas Hamilton-Standard, de quatro pás. A Varig decidiu substituí-las pelo modelo tripá, da Curtiss Eletric, de desempenho superior e que se adaptava mais convenientemente aos motores ligeiramente mais potentes que os originais. A Varig dotou alguns de seus Curtiss com dois pequenos motores turbojatos Turbomeca Palas franceses, montados em baixo das asas. http://img44.imageshack.us/img44/1576/igm419.jpg
Eles geravam uma força auxiliar de 1,6 kN na decolagem. A ignição era acionada no taxiamento e a aceleração acontecia apenas na corrida na pista. Pelo menos dois Curtiss C-46, matriculados PP-VCF e PP-VCG, receberam o empurrão amigo desses motores, que mediam pouca de um metro de comprimento. Em conseqüência, esses “jatinhos” contribuíram para o surgimento da lenda dos primeiro aviões de passageiros dotados motorização “a jato” a operar no País, ainda em meados dos anos 50.

Acredito que o amigo irá encontrar subsídios para o tema, como poderá observar a copia não traz somente os Curtiss, assim sendo o amigo perdera um pouco mais tempo para organizar o seu trabalho.

Frota Curtiss Commando da Varig

Revista AERO > nº 023 > junho de 1980
http://img694.imageshack.us/img694/4691/igm323.jpg

Revista VOAR > nº 022 > abril de 1980
http://img706.imageshack.us/img706/249/igm324.jpg
http://img706.imageshack.us/img706/8070/igm325.jpg

Abraços

Cursio



Oi , Cursio . Obrigado pela grande colaboração .

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Ter Mar 16, 2010 10:49

Maurício escreveu:Conforme se vê na matéria das revistas, os últimos C-46 utilizados pela Varig foram PP-VBW e PP-VBS, com registros cancelados em 1972.



Uma pequena correção : o PP-VBW era DC-3 e não C-46 e encontra-se preservado.
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Maurício » Ter Mar 16, 2010 10:54

Obrigado Sérgio, pela correção.
Maurício.
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Ter Mar 16, 2010 10:55

paulo roberto escreveu:Uma pergunta dificil, mas quais cidades do RS a VARIG operou com C-46 alem de Bagé?


No RS a VARIG operou uma única linha com os C-46 : POA - Bagé - Livramento , operação que foi suspensa com o acidente do PP-VCF , em 7 de Abril de 1957 , em Bagé . O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.

Abs

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor SBLO » Ter Mar 16, 2010 18:56

Sergio de Faria Bica escreveu:O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.


Mestre Sérgio, por favor, conte logo a história desse acidente, minha curiosidade já está quse me matando!!!!
:lol: :lol: :lol:
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor Sergio de Faria Bica » Ter Mar 16, 2010 20:00

SBLO escreveu:
Sergio de Faria Bica escreveu:O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.


Mestre Sérgio, por favor, conte logo a história desse acidente, minha curiosidade já está quse me matando!!!!
:lol: :lol: :lol:



Emerson , amanhã vou colocar !

Abs

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações

Mensagempor José Cursio » Ter Mar 16, 2010 22:18

Boa noite amigos Forenses.

Prezado amigo Sérgio, com o intuito de colaborar com esse magnífico tópico estou enviando a
História dos Curtiss Commando e, outros dados que talvez irá lhe servir.

Revista Flap Internacional edição especial nº 315 > 1ª quinzena Dez. 1998

Prefacio > http://img687.imageshack.us/img687/4920/igm326.jpg

http://img97.imageshack.us/img97/8726/igm328.jpg
http://img687.imageshack.us/img687/1113/igm329.jpg
http://img687.imageshack.us/img687/557/igm333.jpg
http://img201.imageshack.us/img201/8673/igm334.jpg
http://img97.imageshack.us/img97/7546/igm344.jpg
http://img42.imageshack.us/img42/674/igm374.jpg
http://img97.imageshack.us/img97/5607/igm384.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/6666/igm385.jpg
http://img188.imageshack.us/img188/8376/igm391.jpg

N/s 134 > PP-VBM > ex- CK 111 > 43-47063 USAAF > 13.12.44 > C-46A-55-CK (RG 03.10.48)
N/s 253 > PP-VCA > ex- CK 230 > 43-47180 USAAF > 09.02.45 > C-46A-55-CK (RG 31.07.51)
N/s 260 > PP-VCT > ex- CK237 > 43-47189 USAAF > 14.02.45 > C-46A-55-CK (RG **.07.53)
N/s 445 > PP-VBS > ex- CK423 > 43-47375 USAAF > 15.06.45 > C-46A-60-CK (RG 13.10.50)
o 445 recebeu também a matricula Varig ? PP-XDR em 29.06.50
N/s 26496 > PP-VCM > ex CU136 > 41-12369 > USAAF > 17.05.43 > C-46A-10-CU (RG 11.12.57)
N/s 26641 > PP-VCB > ex- CU281> 41-24720 > USAAF > 16.09.43 > C-46A-25-CU (RG 31.07.51)
N/s 26919 > PP-VCI > ex- CU559 > 42-61044 > USAAF > 05.04.44 > C-46A-40-CU (RG **.10.52)
N/s 27051 > PP-VCP > ex- CU691> 42-107364 > USAAF > 28.05.44 > C-46A-40-CU (RG) consta NTU
N/s 27055 > PP-VCC > ex- CU695 > 42-107368 > USAAF > 26.05.44 > C-46A-40-CU (RG 25.09.51)
N/s 30243 > PP-VBY > ex- CU779 > 42-96581 > USAAF > 26.06.44 > C-46A-45-CU (RG **.11.52)
N/s 30268 > PP-VBX > ex- CU804 > 42-96606 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG **.**.54)
N/s 30283 > PP-VCF > ex- CU819 > 42-96621 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG 02.07.52)
(ex REAL - PP-YQE > 26.04.51)
N/s 30300 > PP-VCL > ex- CU836 > 42-96638 > USAAF > 28.07.44 > C-46A-45-CU (RG 21.08.54)
N/s 30400 > PP-VBZ > ex- CU936 > 42-96738 > USAAF > 30.08.44 > C-46A-45-CU (RG **.04.53)
N/s 30454 > PP-VCG > ex- CU990 > 42-96792 > USAAF > 13.09.44 > C-46A-45-CU (RG 01.07.52)
(ex- REAL – PP-YQI > 15.11.51)
N/s 30656 > PP-VCE > ex- CU1192 > 42-101201> USAAF > 18.10.44 > C-46A-50-CU (RG18.02.52)
N/s 33100 > PP-VBI > ex- CU1636 > 44-77704 > USAAF > 22.01.45 > C-46D-10-CU (RG 10.05.48)
N/s 33254 > PP-VBQ > ex- CU1790 > 44-77858 > USAAF > 10.02.45 > C-46D-10-CU (RG 27.03.50)
recebeu também a matricula Varig PP-XCZ (07.10.49)
N/s 33481 > PP-VBJ > ex- CU2017 > 44-78085 > USAAF > 23.03.45 > C-46D-15-CU (RG24.05.48)
N/s 33554 > PP-VBU > ex- CU2090 > 44-78158 > USAAF > 09.04.45 > C-46D-15-CU (RG 27.03.51)
recebeu também a matricula Varig PP-XEN (06.12.50)

Alem desses aviões vindos direto dos Estados Unidos, a Varig adquiriu outros que pertenceram a:
Nacional, Loide Aéreo, REAL e Aerogeral.

Abraços

Cursio
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