DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Sex Mai 05, 2017 14:51

Boa tarde amigos Forenses.

Em 05 de maio foi á vez de a Braniff colocar na rota do Pacifico os Boeings 707/227 em substituição aos DC-7 usados até então, porém os vôos eram mesclados entre os Boeings (01) e os DC-7 (02) Obs. Os Boeing decolavam da B.A.S.P. Cumbica.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Seg Mai 08, 2017 17:55

José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Ter Mai 16, 2017 16:08

Boa tarde amigos Forenses.

15 de março de 1946 a Britânicas da América do Sul Airways iniciou um serviço regular entre Londres e Buenos Aires, via Lisboa, Bathurst, Natal, Rio de Janeiro e Montevidéu usando Avro Lancastrians.

Em 23 de junho de 1946 a Air France inicia as operações para o Brasil com o Douglas DC-4

No dia 23 de setembro de 1946 a Iberia inicia as operações nas rotas Sul-Americanas com o Douglas DC-4 (EC-AEP n/s 10485)

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Mai 18, 2017 14:53

Boa tarde amigos Forenses.

Há sessenta anos o Brasil, conhecia o primeiro avião a jato puro o Caravelle, que viria a equipar as frotas brasileiras, a Varig foi a 1ª a receber o jato de fabricação francesa, posteriormente a Cruzeiro do Sul e a Panair do Brasil.

O “Caravelle” F-BHHI prototipo 02 veio em vôo de demonstração para a America do Sul em 20 de abril de 1957, decolando de Paris em 19/04/57 do aeroporto de Orly (ORY ) fez escalas em DKR, REC, GIG, CGH, POA, EZE, GIG, BEL e CCS após seguiu para os Estados Unidos.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Mai 18, 2017 15:04

Boa tarde amigos Forenses.

Jornal Correio da Manhã 06 de abril de 1957

Será inaugurada no dia 20 de abril, pela companhia Escandinava “SAS”, uma nova ligação aérea ligando Estocolmo a Santiago do Chile, via Praga.
Os “DC-6B” da “SAS” farão escala em Praga, Munique, Genebra, Lisboa, Dakar, Recife, Rio de Janeiro e Buenos Aires, antes de chegar á Santiago do Chile, esse serviço será efetuado uma vez por semana em ambas as direções.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Jun 29, 2017 14:19

Boa tarde amigos Forenses.

Panam com jato em Brasília

Panam em Brasília – (Correio da Manhã 04/06/1960)

O “Boeing 707” (jato) da “Pan American World Airways” que fará o vôo inaugural
Da linha Nova York – Brasília a nova capital do Brasil, será batizado as 09h00 de quarta feira próxima (08/06/1959) pela Sra. Coracy Pinheiro esposa do Sr. Israel Pinheiro, prefeito da capital. O “Clipper Brasília” chegara à nova capital as 19h15 no vôo inaugural rumo sul.
O “Clipper Brasília” partira na viagem rumo norte as 13h00 para Nova York.
Os jatos que partirão as 10h00 da manhã das terças feiras, chegarão a Brasília as 19h15 (há diferença de uma entre as duas cidades). Um DC-7 de conexão da Panam sairá de Brasília as 20h30 rumo a São Paulo aonde chegara as 22h45. O vôo de conexão para o Rio sairá as de Brasília as 20h15 e chegara a Guanabara as 22h45. Os vôos de conexão com serviços a jato de Brasília a Nova York, deixarão o Rio as 09h45 e chegará a Brasília as 12h15 as quarta feiras – De São Paulo partirão as 10h00 chegando a Brasília ao meio dia. Os jatos deixarão Brasília ás 13h00 e chegarão a Nova York as 21h40 após uma para em Port Of Spain, Trinidad

(Correio da Manhã 11/06/1960)

Obs. No dia 10/06/1959 foi inaugurada uma sala embarque em caráter provisório.

Obs. Transcrevi de acordo com o escrito no jornal.......

Abs Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Jul 06, 2017 11:18

Bom dia amigos Forenses.

Julho de 1959 (Correio da Manhã 01/07/1959)[size=150][/size]

Foi aprovados pelo DAC os novos horários e itinerário da linha aérea internacional Zurique / Buenos Aires da “Swissair”, com aviões do tipo “DC-7C” para 55 passageiros (sendo 26 na 1ª Classe e 29 na turística), com escalas em Zurique, Genebra, Lisboa, Dakar, Rio de Janeiro, São Paulo, Montevidéu e Buenos Aires, na distância de 11.763 km, com viagem de ida passando no Rio as sextas e segundas feiras e, de volta as terças e sábados.

Linha São Paulo / Chicago (Correio da Manhã 02/07/1959)


Mereceu aprovação do DAC o itinerário e horários da linha aérea regular internacional, São Paulo / Rio de Janeiro / Miami e Chicago, que a “Aerovias”, com aviões “Super Constellation” de 80 passageiros fazendo escalas, no Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Caracas e Miami, partindo de São Paulo as terças e quarta feiras as 18h15.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Jul 20, 2017 22:00

Boa noite amigo Forenses,

Linhas Internacionais (Correio da Manhã 11/07/1959)

Mereceram aprovação da Diretoria da Aeronáutica Civil os novos itinerários das linhas internacionais com escalas no Rio de Janeiro, Recife, Dakar, Lisboa, Madri, Paris, Roma e Frankfurt e “Buenos Aires - Nova York” com escala no Rio de Janeiro e Porto Of Spain, ambas da Aerolineas Argentinas.
Foram aprovadas igualmente, os horários e o itinerário da linha aérea internacional. Corumbá – Cochabamba, com escalas em Roboré, São José e Santa Cruz de La Sierra, da Cruzeiro do Sul.

Aterrissagem forçada (Correio da Manhã 14/07/1959)

São Paulo 13 – O avião da “VASP” PP-SQZ, que levantou vôo do Rio com destino a esta capital, fez uma aterrissagem forçada nas proximidades de Ubatuba, no litoral norte com 20 passageiros e quatro tripulantes, não houve acidentes pessoal e nem material.

Abs, Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5453
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor Starliner » Qui Jul 20, 2017 22:48

O Pouso forçado em Ubatuba foi em 13.07.1959 . O PP-SQZ era um Saab 90A2 Scandia c/n 90116 ex SE-BSK da SAS..
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Anterior

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante