por Constellation » Ter Ago 17, 2010 12:09
Caros,
Os Electra voaram até mesmo rotas internacionais. Durante os anos 60, existiu um acordo entre Brasil e Portugal, chamado "Voos da Amizade", e as empresas Varig e TAP faziam voos de baixo custo exclusivamente para cidadãos portugueses ou brasileiros, entre Brasil e Portugal e em ambos os sentidos.
Esses voos eram operados pelos Super Constellation da TAP e pelos Electras da Varig, eu acho que existia uma regra de que somente aviões a hélice podiam fazer tais voos, sabe-se lá por que razão. Não houve jatos nesse acordo. Os Electras levavam navegadores, já que o voo era feito por navegação astronômica, com sextantes e almanaques náuticos.
Os Electras também cumpriram voos para os Estados Unidos, quando a Varig perdeu o Boeing 707 PP-VJB em um trágico acidente em Lima, no Peru (CFIT, 97 mortos), em 1962. Até a chegada do seu substituto, o PP-VJJ, em 1963, os Electras voaram rotas americanas, inclusive JFK e MIA.
Se não me engano, os Electras voaram rotas pela América Latina até 1975, quando o DAC proibiu os bimotores de operar na Ponte Aérea Rio-SP. Desde então, esses aviões foram relegados ao serviço exclusivo na Ponte até 1992, quando fizeram seu último voo comercial na empresa, atendendo não somente à Varig, mas também à Vasp e à Transbrasil. Eu voei em um Electra, PP-VJW, com pilotos Varig e comissários Vasp, em 1988. Os voos pela América Latina e domésticos foram atendidos pelos B737-200 e B727-100.
Eu também gostaria de ver um Time-Table com voos dos Electras entre 1970 e 1975, seria muito interessante isso.
Grande abraço.