Hoje se completam 61 anos do maior acidente aéreo da história da aviação no Rio Grande do Sul.
Ao anoitecer de 28 de julho de 1950, um quadrimotor Lockheed L049 Constellation da PANAIR, prefixo PP-PCG, realizando o voo PB 099, procedente do Rio de Janeiro, caiu ao tentar pousar na Base Aérea de Gravataí (hoje Base Aérea de Canoas).
Chovia fraco e o céu estava encoberto por uma camada baixa de nuvens. O lendário Comandante Edu (Eduardo Martins de Oliveira) efetuou duas tentativas de pouso na pista 11, com sucessivas arremetidas. Por causa da baixa visibilidade não foi possível avistar a pista na aproximação final. Com o combustível ficando mais próximo do limite para alternar outro aeródromo, Edu circulou pelo norte do aeródromo, a baixa altura, procurando manter contato visual com a iluminação da pista, para uma terceira tentativa.
Segundo informações contidas no livro "Acidente no Morro do Chapéu" (Aspis, 2007), foi solicitado pouso na pista contrária (29), o que foi negado pelo controlador da Torre Gravataí.
Após a segunda arremetida, a Torre do Aeroporto Federal de Porto Alegre (São João) - o Salgado Filho não havia sido inaugurado ainda - orientou o Panair " Papa-Chalie-Gama " subir e manter 600 metros de altitude, mas a instrução não foi cotejada pela tripulação.
Aproximadamente as 18:00LT o quadrimotor bateu contra o Morro do Chapéu (ou Cerro das Cabras), em Sapucaia do Sul (então município de São Leopoldo), a 8 km ao norte do aeroporto. Infelizmente morreram todas as 51 pessoas que estavam a bordo do Constellation (7 tripulantes e 44 passageiros)
Naquela época o Lockheed Constellation era considerado o "Príncipe do Ares", por seu tamanho e performance. Devido ao excessivo peso, o quadrimotor não pousava nas pistas de terra do antigo aeroporto de Porto Alegre, e os militares autorizavam as operações regulares desta aeronave na Base de Gravataí.
Em 1950 a navegação por instrumentos era precária, e o procedimento de aproximação final era realizado com um cronômetro e um instrumento de bordo, cuja agulha apontava em direção a uma estação de rádio em terra. Infelizmente o piloto em comando do Panair 099 não acatou a orientação da Torre para subir para 600 metros, e na tentativa de manter visual, bateu contra o Morro do Chapéu, cuja elevação é de aproximadamente 290 metros.
Dois dias depois, a mesma frente fria que foi decisiva para o acidente do Panair, decidiu o futuro de um Lodestar da SAVAG, que caiu em São Francisco de Assis/RS, com o Senador Salgado Filho a bordo.
Lembranças da aviação na época do "arco-e-flecha".
* 1: Foto em anexo, não sei o autor nem os dados dela.
* 2: Dados do PP-PCG: Lockheed L.049-46-26 "Constellation" (cn 2062), ex. Pan Am (NC88862).
* 3: Livro: Acidente no Morro do Chapéu - A queda do Constellation da Panair em Sapucaia do Sul. Adrão Aspis, Livraria Palmarica. Gravatal/SC. 2007
