PANAIR: 61 anos do acidente com o PP-PCG (28/07/1950)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

PANAIR: 61 anos do acidente com o PP-PCG (28/07/1950)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Olá.

Hoje se completam 61 anos do maior acidente aéreo da história da aviação no Rio Grande do Sul.

Ao anoitecer de 28 de julho de 1950, um quadrimotor Lockheed L049 Constellation da PANAIR, prefixo PP-PCG, realizando o voo PB 099, procedente do Rio de Janeiro, caiu ao tentar pousar na Base Aérea de Gravataí (hoje Base Aérea de Canoas).

Chovia fraco e o céu estava encoberto por uma camada baixa de nuvens. O lendário Comandante Edu (Eduardo Martins de Oliveira) efetuou duas tentativas de pouso na pista 11, com sucessivas arremetidas. Por causa da baixa visibilidade não foi possível avistar a pista na aproximação final. Com o combustível ficando mais próximo do limite para alternar outro aeródromo, Edu circulou pelo norte do aeródromo, a baixa altura, procurando manter contato visual com a iluminação da pista, para uma terceira tentativa.

Segundo informações contidas no livro "Acidente no Morro do Chapéu" (Aspis, 2007), foi solicitado pouso na pista contrária (29), o que foi negado pelo controlador da Torre Gravataí.

Após a segunda arremetida, a Torre do Aeroporto Federal de Porto Alegre (São João) - o Salgado Filho não havia sido inaugurado ainda - orientou o Panair " Papa-Chalie-Gama " subir e manter 600 metros de altitude, mas a instrução não foi cotejada pela tripulação.

Aproximadamente as 18:00LT o quadrimotor bateu contra o Morro do Chapéu (ou Cerro das Cabras), em Sapucaia do Sul (então município de São Leopoldo), a 8 km ao norte do aeroporto. Infelizmente morreram todas as 51 pessoas que estavam a bordo do Constellation (7 tripulantes e 44 passageiros)

Naquela época o Lockheed Constellation era considerado o "Príncipe do Ares", por seu tamanho e performance. Devido ao excessivo peso, o quadrimotor não pousava nas pistas de terra do antigo aeroporto de Porto Alegre, e os militares autorizavam as operações regulares desta aeronave na Base de Gravataí.

Em 1950 a navegação por instrumentos era precária, e o procedimento de aproximação final era realizado com um cronômetro e um instrumento de bordo, cuja agulha apontava em direção a uma estação de rádio em terra. Infelizmente o piloto em comando do Panair 099 não acatou a orientação da Torre para subir para 600 metros, e na tentativa de manter visual, bateu contra o Morro do Chapéu, cuja elevação é de aproximadamente 290 metros.

Dois dias depois, a mesma frente fria que foi decisiva para o acidente do Panair, decidiu o futuro de um Lodestar da SAVAG, que caiu em São Francisco de Assis/RS, com o Senador Salgado Filho a bordo.

Lembranças da aviação na época do "arco-e-flecha".

* 1: Foto em anexo, não sei o autor nem os dados dela.

* 2: Dados do PP-PCG: Lockheed L.049-46-26 "Constellation" (cn 2062), ex. Pan Am (NC88862).

* 3: Livro: Acidente no Morro do Chapéu - A queda do Constellation da Panair em Sapucaia do Sul. Adrão Aspis, Livraria Palmarica. Gravatal/SC. 2007

Imagem
Cedrini
PC
PC

Re: PANAIR: 61 anos do acidente com o PP-PCG (28/07/1950)

Mensagem por Cedrini »

Prezdo Fábio.
Muito bem lembrado.
O PP-PCG era um Lockheed L-49-51-26 completado como NC88862 da PAA mas entregue diretamente a Panair do Brasil como PP-PCG em 14.05.1946. Transformado em L-49-46-26 e perdido neste acidente. Eera uma aeronave relativamente nova.

"By the way" a foto é do meu argquivo pessoal, emprestei a um amigo e já "girou mundo" mas sem problemas.
Só não sei quem foi o fotógrafo que a fez, mas seguramente não fui eu, eu tinha acabado de nascer nessa época.

Cedrini
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Cedrini escreveu:Prezdo Fábio.
Muito bem lembrado.
O PP-PCG era um Lockheed L-49-51-26 completado como NC88862 da PAA mas entregue diretamente a Panair do Brasil como PP-PCG em 14.05.1946. Transformado em L-49-46-26 e perdido neste acidente. Eera uma aeronave relativamente nova.

"By the way" a foto é do meu argquivo pessoal, emprestei a um amigo e já "girou mundo" mas sem problemas.
Só não sei quem foi o fotógrafo que a fez, mas seguramente não fui eu, eu tinha acabado de nascer nessa época.

Cedrini

Esquecí de mencionar um detalhe nesta foto. O fundo também é fantástico. A aeroanve que pod ser vista na água é um Short Sandringham Argentino.

Cedrini
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Fábio,
A Panair do Brasil, teve uma série de acidentea ainda a posteriori,
perdeu o PP-PDA na final para CGH em 17.06.53; o PP-PDJ quando ia pousar em ASU em
16.06.1955; o DC-7C PP-PDO na final em REC em 01.11.1961, o DC-8 PP-PDT no GIG na decolagem em 20.08.1962 e o
o Constellation PP-PDE na aproximação para MAO em 14.12.1962.
Isto sem falar em acidentes e incidentes menores tipo o Caravelle PP-PDU que sofreu forte deformação em vôo e nunca mais voou
e o PP-PDV que teve que sofrer reparos em Toulouse e depois voltou para a Cruzeiro.

Starliner
Starliner - GIG
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

HISTÓRIA: 70 ANOS DA MAIOR TRAGÉDIA DA AVIAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Este dia 28 de julho de 2020, registra os 70 anos do maior acidente aéreo da história da aviação no Rio Grande do Sul.

Naquela sexta-feira de inverno, o majestoso Lockheed L-049 Constellation da PANAIR DO BRASIL, prefixo PP-PCG, realizava o voo PB099 da Capital Federal, o Rio de Janeiro, para a Base Aérea de Gravataí (atual Base Aérea de Canoas - ALA 3), na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A decolagem estava programada para 09h30, mas após vários adiamentos, o avião decolou somente às 15h20, sob o comando do lendário Comandante Edu (Eduardo Martins de Oliveira) e do co-piloto Guirlanda Dominico Sávio.

O PP-PCG (cn 2062) originalmente era um Lockheed L-49-51-26, encomendado pela Pan American Airways, onde deveria voar com a matrícula NC88862, o que nunca aconteceu. Em 14 de maio de 1946 ele foi entregue diretamente da fábrica para a Panair do Brasil.

Continue lendo: http://blog.aeroentusiasta.com.br/2020/ ... .html#more
Responder