Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018

Mensagempor AeroEntusiasta » Sex Fev 02, 2018 16:21

Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018

Imagem

No aeródromo de Villarrica, entre 26 e 28 de janeiro, mais de uma centena de aeronaves, juntamente com seus pilotos e companheiros, deram vida ao mais importante evento aeronáutico civil no Chile.

Por Álvaro Romero - http://modocharlie.com

Em uma paisagem emoldurada pelo vulcão Villarrica e o lago do mesmo nome, bem como florestas seculares, a cidade de Villarrica tem muitas atrações turísticas para seus visitantes. Nos últimos 12 anos, o Aeroclube de Villarrica organizou este evento aeronáutico anual, nos meses de verão, para receber pilotos de toda a América do Sul e compartilhar os benefícios desta área do Chile.

Em 26 de janeiro, o Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018 começou oficialmente sua edição número 12. No aeródromo Villarrica, SCVI, o primeiro avião chegou de diferentes partes do Chile (incluindo três girocópteros ELA 10-Eclipse), um da Argentina e dois aviões Van do Canadá. Esses dois monomotores, pertencem à iniciativa Give Hope Wings ( http://www.givehopewings.ca ), que oferece vôos gratuitos aos canadenses que não possuem recursos para viajar e tratar suas doenças; fazendo um vôo procurando arrecadar fundos em toda a América.

Perto do final do crepúsculo, a chegada da primeira aeronave brasileira, um LSA Tecnam, do Balneário Camboriú (PU-UUP). Os dois pilotos do Brasil viajam pelo Cone Sul da América do Sul, e a viagem a Villarrica levou 29 horas, que incluiu uma visita ao Rally Dakar na Argentina.

Eles foram o primeiro dos quatro aviões brasileiros presentes na Villarrica: os restantes foram o PR-GMM, PP-ZRT e PU-TNA.

Na sexta feira chegou boa parte das aeronaves que participariam do festival; Muitas das tripulações poderiam optar por ficar em hotéis, albergues ou também ficar ao lado de suas aeronaves em tendas. Como ponto importante, também chegou ao aeródromo Villarrica em um Robinson R44, o recém-eleito presidente do Chile, Sebastián Piñera Echenique, que, além de cumprimentar os presentes, aproveitou o almoço no Aeroclube de Villarrica.

Naquela tarde, chegaram aeronaves de diversos aeroclubes do Chile, juntamente com aeronaves da Argentina, Brasil e Uruguai. Um churrasco noturno permitiu que os convidados relaxassem, mas não antes de terem testemunhado a demonstração de um balão de ar quente da Argentina, instância anterior ao show aéreo noturno de Hernán Santibáñez (RV Team Chile) em seu Van-RV-7 (CC-AFN); À meia-noite também havia um show curto (não menos relevante) de fogos de artifício na pista.

Inauguração

Imagem

A cerimônia inaugural do Festival Aéreo realizou-se a meio dia no sábado, 27 de janeiro, a palavra do presidente do Aeroclube de Villarrica, Eduardo Picasso; do presidente da Federação Aérea Chilena, Rafael Bravo; além do prefeito de Villarrica, Pablo Astete. A locução foi responsável pelo parceiro e conhecido locutor de rádio Enrique "Cote" Evans.

O ato realizado, teve como destaques paraquedistas ao som do hino nacional do Chile; o paramilitar Peter Vermehren saltou exibindo a bandeira chilena, enquanto o RV Team Chile (com três aviões) sobrevoou o local. Em seu discurso, o presidente do Aeroclube de Villarrica lembrou os pilotos desaparecidos Javiera Elberg, César Falistocco e Felipe Hip, que faleceram há um ano. Um minuto de silêncio em sua homenagem marcou este tributo.

Posteriormente, as demonstrações aéreas do RV Team Chile, aeromodelos de Temuco, girocópter ELA e antes da demonstração da Esquadrilha de Acrobacia Avançada "Los Halcones" da FACh. O Site ModoCharlie (parceiro de mídia do Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018) fez um voo fotográfico para capturar do ar, as mais de 120 aeronaves que estavam no aeródromo SCVI naquele dia. O helicóptero Robinson R44 usado, era o da nossa amiga Melvyn Becerra, registrada CC-PXH.

Após o nosso sobrevoo, houve a apresentação do Esquadrilha de Acrobacia Avançada "Los Halcones" da FACh, aproveitando - como sempre - para cativar o público com suas acrobacias realizadas nos céu azul de Villarrica.

No final da tarde, o RV Team Chile e os dois aviões canadenses da Give Hope Wings voaram sobre a área do lago e fizeram duas passagens sobre o aeródromo, apropriadamente chamado de formação da América. Nós esquecemos de mencionar anteriormente, que um dos patrocinadores do RV Team Chile, Aeroservicio, entregou aos membros da equipe acrobática relógios Garmin D2 Charlie.

Imagem

Jantar de camaradagem e entrega de reconhecimentos

Em torno de 23 horas, no sábado, 27 de janeiro, realizou-se o tradicional jantar de integração dos participantes do Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018. Para melhor acomodação de todos, foi realizado no Gran Hotel Pucón, com o comparecimento de aproximadamente 200 pessoas. No evento, encorajados pelo amigo Horacio, da Argentina, e pelo presidente do Aeroclube de Villarrica, Eduardo Picasso, destacou as delegações mais numerosas do exterior: o Aero Club Allen da Argentina e também a delegação do ponto mais distante (a Hope Wings of Canada). Além disso, para o mais numeroso clube aéreo chileno (CClub Universitario de Aviación, CUA), para a mais antiga licença de piloto atual (Horacio Parragué, da CUA); a piloto feminina mais experiente, a mais nova licença de piloto, etc.

Além disso, à medida que a noite progredia, os agradecimentos foram concedidos a pessoas que apoiaram festivais aéreos - e aviação geral -, como Julio César Contreras e Héctor Julio Freyre. Também receberam prêmios, os representantes dos aeroclubes brasileiros e uruguaios, os membros do RV Team Chile e a Esquadrilha de Acrobacia "Los Halcones" da FACh.

Pouco antes da uma hora da madrugada de domingo 28, procedeu-se o reconhecimento a cadaum dos aeroclubes chilenos presentes, bem como o presidente da Federação Chilena do Ar, FEDACh, Rafael Bravo. Depois disso, realizou-se um concurso de entretenimento, com vários prêmios cortesia do patrocinador do Villarrica Air Festival 2018, Aeroneed.

Depois de tudo isso, aqueles que queriam ficar em Pucón, voltaram para suas acomodações por meios próprios, ou também poderiam retornar a Villarrica (centro e aeródromo), nos dois ônibus designados para este trabalho pelo Aeroclube de Villarrica.

Último dia

Falando no domingo 28 de janeiro, várias equipes, tanto chilenas como estrangeiras, começaram a deixar o aeródromo Villarrica; De qualquer forma, alguns aviões foram adicionados neste dia também. Como no dia anterior, realizaram-se demonstrações aéreas de um dos girocópteros ELA, dos aeromodelistas de Temuco, do RV Team Chile e do Decathlon ACA do Aeroclube de Puerto Montt, sob o comando de Rafael Mas.

Os Halcones da FACh com o Extra 300L decorados fizeram uma apresentação na área de Pucón, retornando ao aeródromo Villarrica em sua formação tradicional e fumaça conectada.

Por volta das 19:00, o público começou a deixar o local, apesar do último vôo pousar na pista 15 às 21:30. Os estandes das empresas que apoiaram o Aeroclube de Villarrica neste ano: Aeroneed, Aeroservicio, Aviasur e Aeroservicios Tronador foram desarmados, e as aeronaves expostas começaram a retornar aos seus pontos de origem; O controle aéreo concedido pela Direção Geral da Aeronáutica Civil de Chile (DGAC) nesses 3 dias também foi concluído.

Como contagem: mais de 2.000 visitantes, 600 passageiros em vôos populares, 54 aeroclubes de países participantes e 151 aeronaves, são os números deixados no Festival Aéreo Internacional de Villarrica 2018.

Já na manhã de segunda-feira, os últimos aviões se despediram da festa, enfatizando os dois uruguaios, incluindo o Cessna 182 Skylane de Leonel Domínguez; Entre os aviões argentinos destacamos um Zlin Z242L e o Mooney de Héctor Julio Freyre. A Esquadrilha de Acrobacia "Los Halcones" da FACh, partiu para Puerto Montt, onde continuou as suas apresentações no sul do Chile.

Finalizando este relatório, comentamos que o prefeito de Villarrica, Pablo Astete e uma equipe do canal da TVN, notícias locais 24 horas Araucanía, fizeram um flyby destacando os benefícios turísticos desta área do país, sob controle do presidente do aeroclube Eduardo Picasso.

O silêncio voltou a cercar o aeródromo Villarrica, sob um forte sol e céu azul, ficando atento ao convite para o mês de janeiro de 2019, mais precisamente na sexta-feira 25 ao domingo 27, data da 13ª edição do Festival Aéreo Internacional de Villarrica.

>>> Todas as fotos são do autor e pode ser acessadas na galeria: http://modocharlie.com/2018/02/galeria- ... rrica-2018

http://www.festivalaereovillarrica.cl

Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 8549
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Voltar para AEROFÓRUM

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes