FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

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Re: Aviões em FOR

Mensagempor Marcelo Magalhães » Qui Out 06, 2016 11:23

Amigos:

Interessante!

Parece q um dos DC-3 eh o PT-AOB mesmo e o outro, seria o PT-KYW?

Abs,

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Re: Aviões em FOR

Mensagempor paulo roberto » Qui Out 06, 2016 13:31

Como este colecionador parece ser bem caprichoso com suas aeronaves,gostaria de sugerir a pintura de 737 a original da VASP de 1969...e os DC-3 um CRUZEIRO e outro REAL AEROVIAS,ficaria muito interessante....
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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor AeroEntusiasta » Seg Fev 13, 2017 15:13

Aviões abandonados formam cemitério no Pinto Martins

LÍGIA COSTA - http://www.opovo.com.br

Segundo Infraero, sete aeronaves estão inativas em decorrência de dívidas aeroportuárias. Ações para retirada dos equipamentos tramitam e dependem de decisão judicial

Imagem

Sete aeronaves estão abandonadas e com destino ainda incerto no pátio do Aeroporto Internacional Pinto Martins. São quatro boeings 737-200, dois boeings 727-200 e um Piper Seneca (PA34). Todas pousaram no equipamento de Fortaleza entre os anos de 2007 a 2010, confirma a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em nota enviada ao O POVO.

“Tratam-se de aeronaves de terceiros com registro de tarifas aeroportuárias inadimplentes perante a Infraero, todas com demanda em juízo visando à sua remoção e à execução da dívida”, diz trecho da mensagem. A Infraero não detalha nome das companhias com débito e valores devidos.


Prejuízos

Assim como em Fortaleza, a formação dos chamados cemitérios de aviões - comum em aeroportos brasileiros - decorre, em boa parte, de processos/imposições judiciais e de despesas aeroportuárias. Francisco Monteiro, sócio-proprietário da SAT Escola de Aviação Civil, avalia que aeronave parada somente traz prejuízo. Tanto pelo fato de estar fora de operação e ocupar área antes disponível no aeroporto, como pela perda de peças que poderiam ter sido reutilizadas em outros aviões em funcionamento.


Após muito tempo e destituídas de equipamentos importantes, as aeronaves “não têm mais condição de voo. E financeiramente não compensa recuperar. Melhor comprar uma outra seminova em condições de uso”, complementa.

Junto à morosidade da Justiça ao tratar casos do tipo, Monteiro elenca o embate de interesses. Sugere ainda como destino para os aviões abandonados o museu.


Por outro lado, Carlos Grotta, especialista em transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária do Centro Paula Souza, em Guarulhos, defende que casos de abandono podem acontecer simplesmente porque as aeronaves estão velhas demais e tecnologicamente ultrapassadas. O que, inclusive, torna impossível a reciclagem das peças.


Para ele, o problema atinge com mais frequência pequenas empresas que fretam aeronaves para prestar serviços a terceiros e que também acumulam despesas aeroportuárias. Ressalta, porém, que hoje concessionários aeroportuários estão mais cautelosos com as empresas que fazem uso de suas instalações. “São várias as causas que podem levar a isso (aviões parados nos aeroportos). Se uma aeronave pousa num aeroporto e tem uma ordem judicial dizendo que ela não pode sair dali por algum problema ela vai ficando lá”.


Leilão

Para evitar prejuízos, a melhor saída é o leilão, recomenda Mauro Roberto Schlüter, professor de Logística da Universidade Mackenzie de Campinas. “Quando apreendidos, os bens ficam sem manutenção e depreciam, virando sucata. E a Justiça faz leilão com a finalidade de não comprometer os valores dos bens”.


Saiba mais


Em 2014, quase 10 anos após encerrar suas operações, a Vasp teve um de seus boeings velhos derretido e transformado em panelas industriais.


Outros aviões antigos da companhia aérea que foram leiloados continuaram a ser utilizados em diversas áreas do Brasil. Em 2014, uma era usada para treinar bombeiros em salvamentos no caso de desastres aéreos.


Aeronaves da Vasp também deixaram de cortar os céus para virar restaurantes e até mesmo casa noturna.


Em 2016, um empresário lançou em Minas Gerais uma boate dentro de um avião. O projeto inicial era de que o espaço fosse transformado em parque de diversões.


Em 2013, a Justiça leiloou 17 aviões da Vasp, que juntos somavam 448 toneladas de sucata. Cada lote foi fixado entre R$ 15 mil e R$ 60 mil. O valor da sucata variava conforme o peso e chegou a custar R$ 1 mil por tonelada.



Há cerca de três anos, empresário mineiro desembolsou R$ 1,5 milhão por um avião encostado no cemitério de aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos. O objetivo era transformá-lo em um restaurante.

LÍGIA COSTA
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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor AeroEntusiasta » Seg Fev 13, 2017 15:13

Sem manutenção, aeronaves perdem valor

Lígia Costa - http://www.opovo.com.br

As sete aeronaves inativas no Pinto Martins estão diariamente expostas a ações diretas da chuva e do sol. Apesar disso, a Infraero informa que “não existe a possibilidade de alocá-las em local coberto”. Conforme especialistas, é quase impossível o aeroporto reservar um um local adequado como um hangar para resguardá-las devido aos altos valores que isso demandaria. “Fazer deposição num lugar a salvo requer manutenção e isso custa dinheiro”, analisa Schlüter.

Grotta ainda atenta para as altas taxas de permanência das aeronaves no pátio de um aeroporto. “Imagine dentro de um hangar. Uma aeronave ocupa muito espaço e, hoje, dentro de um aeroporto, espaço tem valor astronômico. Paga-se por hora”.
Como as aeronaves paradas no Aeroporto de Fortaleza estão devidamente montadas, não há riscos de que se tornem locais propícios para a formação de focos do mosquito Aedes aegypti ou que as peças internas dos aviões sejam avariadas pela incidência ininterrupta do sol de Fortaleza, tendo em vista que quanto menos chove, mais resguardados ficam os aviões. “Se a aeronave estivesse operando, também estaria exposta ao Sol. Só será afetada se passar anos e anos ali e se for velha. Dentro do sítio aeroportuário, esse cemitério não é um problema”, afirma Grotta. (Lígia Costa)

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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor AeroEntusiasta » Seg Fev 13, 2017 15:31

Boa tarde:

Comenta-se que o Governo Alemão, através da sua Polícia, quer resgatar o Boeing 737-200 PT-MTB (cn 20254) para preservá-lo.

Esta aeronave foi protagonista de uma grande ação para libertação de um sequestro enquanto voava na Lufthansa (D-ABCE) em 1977.

Detalhes no Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Lufthansa_181

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Foto: Ken Fielding © 24/10/1975 - via Wikipedia
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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor ProjetoDC3 » Dom Fev 26, 2017 11:37

Obrigado pela informação. Achei que eles tinham virado panela. pena que lá não tem nem pista de pouso. O que torna improvável que aqueles aviões sejam colocados em condições de voo.
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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor paulo roberto » Seg Fev 27, 2017 10:43

Com a falência do MUSEU DE BEBEDOURO,o colecionador da HELISUL poderial fazer um negocio com tudo que for possível do museu, o Scandia e Convair 240 etc seria show...
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Re: FORTALEZA: Aviões estocados em FOR

Mensagempor Marcos_SBCN » Sex Mar 10, 2017 22:27

Comentário atrasado mas válido, complementando a informação do PR-MTB segue um resumo de sua história:

https://youtu.be/2BGHfHlmFZM
*Lito Souza Aviões e Musicas*
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