WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9633
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Imagem

Por FERNANDO e EDUARDO MILKE

"Começei a frequentar o bom e velho terraço aberto do antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho (agora reaberto como Terminal 2) no final de 1989 e naquela época as tardes eram marcadas, entre outros, pelos Airbus A300 da Vasp (PP-SNL, SNM e SNN). Lembro que o voo VP161 iniciava pela manhã no Nordeste e vinha descendo o país, passando por Guarulhos antes de chegar em Porto Alegre."

Artigo completo no Site AeroEntusiasta: http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/26
Diego G. Souza
MULTI
MULTI
Mensagens: 395
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:41
Localização: Porto Alegre - RS

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por Diego G. Souza »

Sem palavras... Show de bola a matéria, as fotos estão perfeitas, parabéns. Agora próximo passo é juntar as antigas da VRG né? :yesyes:

Parabéns pela matéria.
Um abraço a todos
Diego Giuriatti de Souza
Email/MSN: diego9655@hotmail.com
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por AB3 »

Não há o que dizer... apenas lamentar 2 coisas

- A ausência de som nas fotos...
- A ausência dessas belas aves nos aeroportos...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Boa noite a todos!

Em primeiro lugar, agradeço ao amigo Fábio por publicar mais um artigo de autoria de meu irmão e/ou minha.

Fico feliz que os aeroentusiastas Diego Souza e AB3 apreciaram o mesmo. Realmente, estes aviões fazem falta...

Abraço a todos!
Eduardo C. Milke.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7431
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por FCM »

Grato pelos elogios!

Atualmente widebodies regulares em POA estão limitados ao Airbus A330 da TAM nas manhãs de sábado ...

Já fizemos Artigos sobre widebodies da American, TransBrasil e Vasp em POA, realmente falta um Artigo sobre os Varig ... boa idéia para 2011 !
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9633
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Velhos amigos Irmãos Milkes!

Sou suspeitíssimo para elogiar seus artigos, os quais sou apreciador desde os anos 90 no saudoso Jornal Radar!

O Site AeroEntusiasta está sempre de portas abertas para o seu material!

Muito, muito obrigado!
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7431
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: WIDEBODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por FCM »

Quase 10 anos depois revisamos um pouco o texto original do artigo para matar a saudade:

A300, DC-10 e MD-11 da Vasp no Salgado Filho

Nós começamos a frequentar o bom e velho terraço aberto do antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho no final de 1989. Naquela época as tardes de sábado eram marcadas, entre outros, pelos Airbus A300 da Vasp (matrículas PP-SNL, SNM e SNN). Lembro que o voo VP161 iniciava pela manhã no Nordeste e vinha descendo o país, passando por Guarulhos antes de chegar em Porto Alegre.

O retorno para Guarulhos e Nordeste (VP160) era às 15:00 e como naquela época voos diretos para Congonhas estavam fora de cogitação certamente não era fácil conseguir assento disponível no Airbus da Vasp. Com apenas 3 exemplares na frota, geralmente a mesma aeronave permanecia mais de uma semana na rota.

Em 1990 a Vasp foi privatizada e a partir do ano seguinte vimos uma invasão de novos Boeing 737-300 e 400, ofuscando a frota da antiga estatal. Então surgiram também três McDonnell Douglas DC-10-30 na frota (matrículas PP-SOM, SON e SOV) para os sonhados voos intercontinentais da Vasp! Alguns poucos trechos domésticos como o VP140 POA-GRU de domingos também foram designados aos trijatos de fuselagem larga.

Mas a grande atração da frota de widebodies da Vasp foi o então novo MD-11, símbolo da expansão internacional da empresa a partir de 1992. Quando a primeira aeronave matriculada PP-SOW chegou ao país houve apresentação também em Porto Alegre, inclusive com voo panorâmico (VP6098 POA-POA em 18/03/1992) para diversos convidados – alguns conhecidos entusiastas da época participaram!

Nove MD-11 voaram com as cores da Vasp (PP-SOW, SOZ, SPD, SPE, SPK, SPL, SPM, SFA e SFD) marcando um novo padrão de serviços da companhia. Porto Alegre também recebeu várias vezes estas aeronaves, principalmente no voo VP140 POA-GRU e algumas vezes na rota internacional EZE-POA-GRU nos períodos de férias mais procurados.

Algumas anotações da época lembram episódios dos jatos de fuselagem larga da Vasp em Porto Alegre: em maio de 1993 os Airbus A300 faziam dois voos diários GRU-POA-GRU (VP194/195 e VP234/235), em dois dias do mês de julho de 1993 os voos VP194 e 195 foram realizados com MD-11 e em 29/05/1997, feriado de Corpus Christi, o voo VP235 foi realizado pelo MD-11 PP-SPL. Vimos os três A300 juntos no Salgado Filho: um deu pane, outro veio substituí-lo e o terceiro realizava seu voo regular naquele dia – estacionaram um na ala sul, outro na ala norte e o terceiro em uma posição central do pátio principal da época! Já o DC-10-30CF matrícula N107WA da VaspEx também foi visto em Porto Alegre no curto período de tempo que operou com as cores da empresa brasileira de carga, em 12/07/1997 realizou o voo VP5810 GRU-POA-MIA!

Após o encolhimento da frota ocorrido a partir da desvalorização cambial de 1999 vimos o fim da era MD-11 na Vasp, fato que resultou na volta dos veteranos Airbus A300 em definitivo ao Salgado Filho até o encerramento das operações da companhia em 2005. Enfim, mesmo em épocas distintas, a Vasp sempre privilegiou passageiros e entusiastas de Porto Alegre com seus widebodies A300, DC-10 e MD-11.

Hoje há seis MD-11 ex-Vasp convertidos em cargueiros voando pelo Mundo:


  • UPS N250UP (ex-Vasp PP-SPL)

    UPS N251UP (ex-Vasp PP-SPK)

    UPS N252UP (ex-Vasp PP-SFA)

    Federal Express N573FE (ex-Vasp PP-SFD)

    Western Global Airlines N411SN (ex-Vasp PP-SPD)

    Western Global Airlines N412SN (ex-Vasp PP-SPE)



Bom final de semana!
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por jambock »

Meus prezados
Lembro-me, perfeitamente, do saguão lotado de passageiros, aguardando para embarcar no A300 da VASP para o voo das 15 horas. Após a decolagem da aeronave o saguão voltava a ficar quase vazio
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos.

Bela matéria. Saudades dos A300 da VP!

Cheguei a voar no SNN, de POA p GRU em janeiro de 1999.

ImagemVSP_A300B2_PP-SNN_LR_print by Marcelo Magalhães, no Flickr

Abs!

Marcelo Magalhães
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7431
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: WIDEBODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por FCM »

Fernando C. Milke escreveu:A300, DC-10 e MD-11 da Vasp no Salgado Filho

Nós começamos a frequentar o bom e velho terraço aberto do antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho no final de 1989. Naquela época as tardes de sábado eram marcadas, entre outros, pelos Airbus A300 da Vasp (matrículas PP-SNL, SNM e SNN). Lembro que o voo VP161 iniciava pela manhã no Nordeste e vinha descendo o país, passando por Guarulhos antes de chegar em Porto Alegre.

O retorno para Guarulhos e Nordeste (VP160) era às 15:00 e como naquela época voos diretos para Congonhas estavam fora de cogitação certamente não era fácil conseguir assento disponível no Airbus da Vasp. Com apenas 3 exemplares na frota, geralmente a mesma aeronave permanecia mais de uma semana na rota.

Em 1990 a Vasp foi privatizada e a partir do ano seguinte vimos uma invasão de novos Boeing 737-300 e 400, ofuscando a frota da antiga estatal. Então surgiram também três McDonnell Douglas DC-10-30 na frota (matrículas PP-SOM, SON e SOV) para os sonhados voos intercontinentais da Vasp! Alguns poucos trechos domésticos como o VP140 POA-GRU de domingos também foram designados aos trijatos de fuselagem larga.

Mas a grande atração da frota de widebodies da Vasp foi o então novo MD-11, símbolo da expansão internacional da empresa a partir de 1992. Quando a primeira aeronave matriculada PP-SOW chegou ao país houve apresentação também em Porto Alegre, inclusive com voo panorâmico (VP6098 POA-POA em 18/03/1992) para diversos convidados – alguns conhecidos entusiastas da época participaram!

Nove MD-11 voaram com as cores da Vasp (PP-SOW, SOZ, SPD, SPE, SPK, SPL, SPM, SFA e SFD) marcando um novo padrão de serviços da companhia. Porto Alegre também recebeu várias vezes estas aeronaves, principalmente no voo VP140 POA-GRU e algumas vezes na rota internacional EZE-POA-GRU nos períodos de férias mais procurados.

Algumas anotações da época lembram episódios dos jatos de fuselagem larga da Vasp em Porto Alegre: em maio de 1993 os Airbus A300 faziam dois voos diários GRU-POA-GRU (VP194/195 e VP234/235), em dois dias do mês de julho de 1993 os voos VP194 e 195 foram realizados com MD-11 e em 29/05/1997, feriado de Corpus Christi, o voo VP235 foi realizado pelo MD-11 PP-SPL. Vimos os três A300 juntos no Salgado Filho: um deu pane, outro veio substituí-lo e o terceiro realizava seu voo regular naquele dia – estacionaram um na ala sul, outro na ala norte e o terceiro em uma posição central do pátio principal da época! Já o DC-10-30CF matrícula N107WA da VaspEx também foi visto em Porto Alegre no curto período de tempo que operou com as cores da empresa brasileira de carga, em 12/07/1997 realizou o voo VP5810 GRU-POA-MIA!

Após o encolhimento da frota ocorrido a partir da desvalorização cambial de 1999 vimos o fim da era MD-11 na Vasp, fato que resultou na volta dos veteranos Airbus A300 em definitivo ao Salgado Filho até o encerramento das operações da companhia em 2005. Enfim, mesmo em épocas distintas, a Vasp sempre privilegiou passageiros e entusiastas de Porto Alegre com seus widebodies A300, DC-10 e MD-11.

Hoje há seis MD-11 ex-Vasp convertidos em cargueiros voando pelo Mundo:

UPS N250UP (ex-Vasp PP-SPL)
UPS N251UP (ex-Vasp PP-SPK)
UPS N252UP (ex-Vasp PP-SFA)
Federal Express N573FE (ex-Vasp PP-SFD)
Western Global Airlines N411SN (ex-Vasp PP-SPD)
Western Global Airlines N412SN (ex-Vasp PP-SPE)

Pessoal, que bom que vocês gostaram desta nova revisão daquele texto escrito há quase uma década!

Marcelo, bela foto do A300 PP-SNN! Aliás, tu estavas a bordo do MD-11 PP-SOW naquele voo de apresentação em 1992, certo? Boas lembranças do evento? Abraço!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Oi Fernando.

Estava sim no voo de apresentação do SOW em POA.

Inclusive fiz fotos da TWR dele, o Leandro achou nos "arquivos" da RADAR, pois eu confesso q nem mais tinha elas comigo.

Abs!
Teixeira
PP
PP
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Fev 18, 2005 10:58
Localização: USA

Re: WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Mensagem por Teixeira »

Não está abrindo o link da matéria.
Responder