Fernando C. Milke escreveu:A300, DC-10 e MD-11 da Vasp no Salgado Filho
Nós começamos a frequentar o bom e velho terraço aberto do antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho no final de 1989. Naquela época as tardes de sábado eram marcadas, entre outros, pelos Airbus A300 da Vasp (matrículas PP-SNL, SNM e SNN). Lembro que o voo VP161 iniciava pela manhã no Nordeste e vinha descendo o país, passando por Guarulhos antes de chegar em Porto Alegre.
O retorno para Guarulhos e Nordeste (VP160) era às 15:00 e como naquela época voos diretos para Congonhas estavam fora de cogitação certamente não era fácil conseguir assento disponível no Airbus da Vasp. Com apenas 3 exemplares na frota, geralmente a mesma aeronave permanecia mais de uma semana na rota.
Em 1990 a Vasp foi privatizada e a partir do ano seguinte vimos uma invasão de novos Boeing 737-300 e 400, ofuscando a frota da antiga estatal. Então surgiram também três McDonnell Douglas DC-10-30 na frota (matrículas PP-SOM, SON e SOV) para os sonhados voos intercontinentais da Vasp! Alguns poucos trechos domésticos como o VP140 POA-GRU de domingos também foram designados aos trijatos de fuselagem larga.
Mas a grande atração da frota de widebodies da Vasp foi o então novo MD-11, símbolo da expansão internacional da empresa a partir de 1992. Quando a primeira aeronave matriculada PP-SOW chegou ao país houve apresentação também em Porto Alegre, inclusive com voo panorâmico (VP6098 POA-POA em 18/03/1992) para diversos convidados – alguns conhecidos entusiastas da época participaram!
Nove MD-11 voaram com as cores da Vasp (PP-SOW, SOZ, SPD, SPE, SPK, SPL, SPM, SFA e SFD) marcando um novo padrão de serviços da companhia. Porto Alegre também recebeu várias vezes estas aeronaves, principalmente no voo VP140 POA-GRU e algumas vezes na rota internacional EZE-POA-GRU nos períodos de férias mais procurados.
Algumas anotações da época lembram episódios dos jatos de fuselagem larga da Vasp em Porto Alegre: em maio de 1993 os Airbus A300 faziam dois voos diários GRU-POA-GRU (VP194/195 e VP234/235), em dois dias do mês de julho de 1993 os voos VP194 e 195 foram realizados com MD-11 e em 29/05/1997, feriado de Corpus Christi, o voo VP235 foi realizado pelo MD-11 PP-SPL. Vimos os três A300 juntos no Salgado Filho: um deu pane, outro veio substituí-lo e o terceiro realizava seu voo regular naquele dia – estacionaram um na ala sul, outro na ala norte e o terceiro em uma posição central do pátio principal da época! Já o DC-10-30CF matrícula N107WA da VaspEx também foi visto em Porto Alegre no curto período de tempo que operou com as cores da empresa brasileira de carga, em 12/07/1997 realizou o voo VP5810 GRU-POA-MIA!
Após o encolhimento da frota ocorrido a partir da desvalorização cambial de 1999 vimos o fim da era MD-11 na Vasp, fato que resultou na volta dos veteranos Airbus A300 em definitivo ao Salgado Filho até o encerramento das operações da companhia em 2005. Enfim, mesmo em épocas distintas, a Vasp sempre privilegiou passageiros e entusiastas de Porto Alegre com seus widebodies A300, DC-10 e MD-11.
Hoje há seis MD-11 ex-Vasp convertidos em cargueiros voando pelo Mundo:
UPS N250UP (ex-Vasp PP-SPL)
UPS N251UP (ex-Vasp PP-SPK)
UPS N252UP (ex-Vasp PP-SFA)
Federal Express N573FE (ex-Vasp PP-SFD)
Western Global Airlines N411SN (ex-Vasp PP-SPD)
Western Global Airlines N412SN (ex-Vasp PP-SPE)
Pessoal, que bom que vocês gostaram desta nova revisão daquele texto escrito há quase uma década!
Marcelo, bela foto do A300 PP-SNN! Aliás, tu estavas a bordo do MD-11 PP-SOW naquele voo de apresentação em 1992, certo? Boas lembranças do evento? Abraço!