ARGENTINA: MOMENTO DIFÍCIL - SOBRE AS BUSCAS AO SAN JUAN

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

ARGENTINA: MOMENTO DIFÍCIL - SOBRE AS BUSCAS AO SAN JUAN

Mensagempor AeroEntusiasta » Seg Nov 20, 2017 19:40

Escreve o Comandante Wanderley Duck:

"A minha sobrinha, que é engenheira aeronáutica e piloto de testes da Lockheed, publicou este texto sobre as buscas ao ARA SAN JUAN.
Ao contrário do que fizeram os russos na época do acidente do KURSK, os argentinos estão aceitando de bom grado a ajuda dos outros países, inclusive a ajuda dos britânicos, deixando de lado as feridas e cicatrizes que ainda existem entre eles. Pode parecer só um detalhe, mas essa atitude sensata dos nossos irmãos argentinos pode ser o fator decisivo para o sucesso dessa difícil missão"


----

MOMENTO DIFÍCIL - SOBRE AS BUSCAS AO SAN JUAN.

Por Helena Dornelles - Piloto de testes da Lockheed Martin

Os amigos que gostam das coisas da aviação têm me perguntado o porquê da dificuldade de se localizar o San Juan, o submarino argentino que está desaparecido faz alguns dias, já que se trata de uma embarcação bastante ultrapassada e, conseqüentemente, muito fácil de ser localizada pelos modernos equipamentos de detecção de submarinos.

De fato o San Juan, um submarino da classe TR-1700, é uma máquina sem muitos recursos que foi fabricada em 1983 pela Taxem Nordseewerke da Alemanha e que, junto com o seu irmão Santa Cruz, já está mais do que ultrapassado.

Mesmo tendo sido reformados e atualizados, esses TR-1700 são facilmente localizáveis por aeronaves anti-submarinos, como os nossos Lockheed P-3 Orion, uma espécie de versão patrulha naval do conhecido Electra II, ou pelos nossos concorrentes que estão entrando no mercado agora, os Boeing P-8 Posseidon, a versão patrulha naval do Boeing 737 que a Boeing lançou não faz muito tempo.

Foto Boeing Company
Imagem
Boeing P-8A Poseidon

O problema é que os mecanismos de busca dessas aeronaves são para localizar alvos ativos, tanto faz se parados ou se movimentando, mas com as assinaturas de máquinas e equipamentos eletrônicos funcionando e também com os sinais de corações batendo e pulmões respirando dentro deles.

São muitos os recursos dessas aeronaves anti-submarinos, alguns conhecidos e outros absolutamente confidenciais. Para vocês terem uma pequena noção desses recursos, o simples e milimétrico aumento da superfície da água quando um moderno submarino nuclear russo se desloca a centenas de metros de profundidade é detectado por um desses equipamentos, imaginem então como seria fácil se detectar um antigo e ultrapassado submarino diesel-elétrico alemão.

Só que, ao que tudo indica, infelizmente o que está sendo procurado não é mais um alvo ativo e sim um monte de ferro silencioso no fundo do mar, já sem máquinas ou equipamentos eletrônicos funcionando, mas com uma grande possibilidade de ainda haver corações batendo e pulmões respirando dentro dele.

Para esse outro tipo de busca, para a busca de uma massa inerte, a ferramenta ideal é uma outra versão do nosso P-3 Orion, uma versão que foi desenvolvida a pedido da NASA para estudar os efeitos das mudanças climáticas na região dos pólos, ou seja, uma aeronave capaz de buscar blocos de gelo, correntes submarinas, anomalias magnéticas e outras coisas assim.

Foto NASA
Imagem
Lockheed P-3B Orion (c/n 152735), para pesquisas geofísicas.

Por uma feliz coincidência, se é que pode haver algo feliz nessa tragédia, um deles, que está a serviço do Ice Bridge Project, está justamente na região em que o San Juan desapareceu e já começou o seu trabalho de busca.

Ele é um Lockheed P-3B Orion, é o c/n 152735 (c/n é como se fosse o número de série do fabricante) e, como vocês podem ver na ilustração abaixo, os equipamentos que ele carrega são completamente diferentes dos equipamentos usados nas missões anti-submarinos.

Ilustração Lockheed Martin Corporation
Imagem
Sensores e antenas para pesquisas geofísicas do Lockheed P3-B Orion.

Que esses marinheiros estejam com Deus e que Deus esteja com a família deles... é triste.
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 8149
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: ARGENTINA: MOMENTO DIFÍCIL - SOBRE AS BUSCAS AO SAN JUAN

Mensagempor AeroEntusiasta » Qui Nov 23, 2017 14:55

Boa tarde:

Em meio a grande mobilização de aeronaves militares estrangeiras nas Bases Aéreas Argentinas para apoiar nas buscas ao submarino ARA San Juan, um pouso mereceu destaque na imprensa local.

O Airbus KC2 "Voyager" (A330 MRTT) da ROYAL AIR FORCE (RAF), matrícula ZZ333, realizou um longo voo desde a Brase Aérea Inglesa de Brize Norton até a Base Aérea Argentina de Comodoro Rivadávia, transportando equipamentos para auxilar nas buscas da embarcação desaparecida. Conforme declaração dos tripulantes ingleses ao Periódico El Patagônico, esta foi a mais longa operação (sem reabastecimento) já realizada por um A330 MRTT da Royal Air Force. Segundo os dados do site Flight Radar o voo "Ascot 2880" durou impressionantes 15h54min!

Jornais argentinos trataram a operação como fato inédito desde a Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982. Apesar de curiosa a operação britânica em solo argentino não é inédita, como veremos a seguir.

O site Linea Ala, especializado em aviação argentina, fez uma reportagem especial com detalhes sobre a primeira visita de uma aeronave inglesa após o conflito das Malvinas. Em OUT/1999 o BAe Nimrod (XV226) esteve nas bases de Trelew, Bahia Blanca e El Palomar participando de uma operação conjunta com a Armada Argentina. No ano seguinte foi a vez de um Vickers VC10 visitar a Brigada Aérea de El Palomar, nos arredores de Buenos Aires.

Imagem
Fonte: [url]linea-ala.blogspot.com.br/2013/10/un-nimrod-mr2-por-bahia-blanca.html[/url]


Fonte: El Patagonico ( http://www.elpatagonico.com )

Imagem

Imagem

Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 8149
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: ARGENTINA: MOMENTO DIFÍCIL - SOBRE AS BUSCAS AO SAN JUAN

Mensagempor AeroEntusiasta » Sex Dez 01, 2017 11:06

Bom dia:

Um bom log da movimentação estrangeira na Argentina.

Fonte: LINEA ALA / http://linea-ala.blogspot.com.br/2017/1 ... antes.html

......................

Algunas de las aeronaves extranjeras que participaron en la las tareas de búsqueda del "ARA San Juan":

    * Lockheed P-3B Orión N426NA (msn 185-5175) NASA

    * Lockheed P-3AM 7203 Fuerza Aérea Brasilera (FAB)

    * Airbus C-295 Persuader SC-105 6550 Fuerza Aérea Brasilera (FAB)

    * Boeing P-8A Poseidon (737-8FV) 169003 LA003 (msn 44944/5765) US Navy

    * Boeing C-40A Clipper 169036 US Navy

    * Boeing C-17 Globemaster III USAF 01-0193 (msn F-100) AMC Charleston

    * Boeing C-17 Globemaster III USAF 98-0051 (msn F-054) AK Elmendorf

    * Boeing C-17 Globemaster III USAF 00-0171 AK Elmendorf

    * Boeing C-17 Globemaster III USAF 06-6164 AMC Travis

    * Boeing C-17 Globemaster III USAF 01-0197 Charleston

    * Lockheed C-5M Galaxy USAF 87-0028 AMC Travis

    * Lockheed C-5M Galaxy USAF 87-0029 AMC Travis

    * Lockheed C-5M Galaxy USAF 7125

    * Airbus A330MRTT ZZ333 Royal Air Force

    * Lockheed C-130J Royal Air Force

    * Bombardier CC.144 Challenger 144618 Royal Canadian Air Force

    * Dassault Falcon 900 T.18-2/ 45-41 Ejército del Aire - Reino de España

    * Antonov An-124-100 RA-82010 Fuerza Aérea Rusa
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 8149
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS


Voltar para AEROFÓRUM

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron